Quem são os cefalópodes

04/04/2012 09:22

Cefalópodes !!!

Os Cefalópodes (Cephalopoda, do grego kephale, cabeça + pous, podos, pé) são a classe de moluscos marinhos a que pertencem os polvos, as lulas e os sépias. Os cefalópodes,que estão entre os invertebrados mais inteligentes e mais rápidos , apresentam o corpo dividido em cabeça, massa visceral (manto) e tentáculos.

Figura 1- Divisão do corpo dos cefalópodes (LULA)

 

Visão geral do corpo do Polvo

 

Os cefalópodes apresentam um corpo com simetria bilateral, uma cabeça e olhos bem desenvolvidos, boca com um bico quitinoso e rodeada por braços e/ou tentáculos. É também na boca que existe a característica mais marcante dos cefalópodos, a rádula (espécie de lixa com dentes).

Em geral são animais extremamente lentos, mas que desenvolveram um sistema de jato-propulsão através do sifão que confere uma natação mais rápida, normalmente utilizada para fuga ou caça. A pele contém células pigmentadas, chamadas cromatóforos, que mudam de cor para efeitos de comunicação e camuflagem; esta mudança de cores é dada por ações nervosas diretas. Os estatocistos são os órgãos de equilíbrio.

A concha está ausente nos polvos, é interna nas sépias e lulas e é externa no nautilus e no argonauta. As lulas e polvos apresentam a chamada "glândula de tinta". Quando o animal é atacado, ele elimina o conteúdo preto da glândula, que o envolve em uma nuvem escura e lhe permite fugir do inimigo.

Conhecem-se cerca de 800 espécies atuais de cefalópodes e duas importantes sub-classes de cefalópodes fósseis, incluindo os amonóides desaparecidos na extinção K-T.

Voltar