Presas e predadores

            ALIMENTAÇÃO

Os cefalópodes são bem adaptados à alimentação predatória e a uma dieta carnívora, alimenta-se durante o dia ou à noite com uma variedade enorme de presas. A presa é, em geral, localizada com os olhos bem desenvolvidos, e capturada com os braços.

A dieta dos cefalópodes depende dos habitats em que vivem. Lulas pelágicas alimentam-se de peixes, crustáceos e outras lulas. Sepias nadam sobre fundo e alimentam-se de invertebrados bentônicos. Os polvos vivem em covas localizadas em fendas e orifícios, fazem excursões à procura de alimento ou descansam de tocaia próximos às suas tocas.

Para capturar suas presas os polvos usam seus braços como armas, saltando sobre as pressas e segurando-a. Após o termino do forrageio o polvo leva as presas capturadas e imobilizadas (com a inoculação de uma glicoproteína presente na saliva capaz de paralisar em minutos a vitima) para toca, com a finalidade de digeri-la (fazem parte da digestão externamente). Sua digestão pode levar de 16 a 20 horas.

Apresentam sistema digestivo (figura.1) completo constituído de: um aparelho bucal – 1 (complexo que reúne bico e rádula), esôfago - 2, glândulas salivares - 3, papo - 4, estomago - 5, cecum – 6, parte anterior do intestino – 7, ducto digestivo – 8, ducto digestivo– 9, saco de tinta – 10, parte posterior do intestino – 11, ducto do saco de tinta – 12, anus – 13, glândula digestiva (fígado) – 14, ducto salivar – 15, glândula salivar anterior. 

                                                   Figura 1- Sistema digestivo dos cefalópodes

Lista dos Principais Filos encontrados na dieta dos Cefalópodes

 

Moluscos

            Quitons

            Gastrópodes (incluindo heteropodes e pteropodes)

            Bivalves (grade variedade)

            Cefalópode, outras espécies e ocorrendo o canibalismo.

 

Anelídeos

            Poliquetas errantes

 

Crustáceos

            Ostracodas

            Copepodas

            Cirripedes

            Malacostraca

                       

Equinodermos

            Ophiuroidea

            Echinoidea

 

Chordata

            Teleósteos

 

         PREDADORES

 

Os cefalópodes são animais de grande importância na cadeia trófica, por estarem em níveis intermediários diferentes. Seus principais predadores são: peixes, aves marinhas, mamíferos marinhos e moluscos (cefalópodes também apresentam canibalismo).

 

Aves

Albatroz - Diomedea melanophris

 

Mamíferos

Golfinho-pintado - Stenella frontalis

Leão marinho - Arctocephalus townsendi

Foca barbuda - Erignathus barbatus

Golfinho Comum - Tursiops truncatus